Com o início das aulas, aumentou a procura pelos passes Escolar e Universitário em Campinas. Segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), até 10 de fevereiro mais de 16 mil estudantes estavam aptos a recarregar seus passes e usá-los no transporte público. A expectativa é de que 36 mil estudantes solicitem o benefício este ano, sendo 25 mil para o Passe Escolar e 11 mil para o Passe Universitário.
Embora o cadastro tenha sido iniciado no dia 2 de janeiro, muitas pessoas começaram a fazê-lo apenas agora. Até o momento, a procura maior é para o Bilhete Único Escolar, pois as aulas das escolas públicas e particulares já iniciaram. Pouco mais de 12 mil estudantes utilizam o benefício para se locomover até suas escolas.
Entre os universitários também houve um pequeno aumento na procura desde o início deste mês, com 4,2 mil cadastros aprovados para recarga.
Todo o cadastro para os passes Escolar e Universitário é feito on-line, por meio do site da Transurc: site.transurc.com.br.
Atualização dos cadastros
Os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, que utilizaram o Bilhete Único Escolar em 2018, precisam entrar no site, confirmar os dados gerados pela antecipação de cadastros feita com as escolas em dezembro, e gerar o boleto para o pagamento da taxa.
Automaticamente, o sistema libera a compra dos créditos para os beneficiários do Passe Escolar que permanecerão nas mesmas instituições de ensino. Cerca de 15 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio foram beneficiados com este procedimento, que agiliza o processo.
Quando os dados estiverem divergentes, o aluno precisa “não concordar” com os dados, para editar a solicitação e incluir as novas informações, como escola atual ou novo endereço, se for o caso.
Estudantes de cursos técnicos e universitários que tinham o benefício em 2018 precisam entrar no site, atualizar os dados cadastrais e aguardar a aprovação. Só então poderão gerar o boleto para pagamento da taxa e depois terão a liberação para recargas.
Novos cadastros
Para quem vai fazer um novo cadastro, é preciso entrar no site da Transurc e seguir as instruções para o primeiro acesso. Vale lembrar que é preciso ter o CPF do aluno para iniciar o processo on-line. Ao preencher a primeira etapa no site, o aluno precisa confirmar o cadastro (confirmação feita quando o aluno recebe um e-mail com a senha de acesso) e dar continuidade ao preenchimento.
Os documentos solicitados precisam ser anexados no site. Para ensinos Fundamental, Médio e Superior: foto do aluno, comprovante de endereço e documento oficial com foto. Para o ensino técnico, é preciso ainda ter o contrato e declaração do curso. Em casos de dúvida para o preenchimento, deve-se ligar no Disque-Transurc: 0800 014 0204. A ligação é gratuita, mas precisa ser feita por meio de um telefone fixo ou orelhão. Se o beneficiário for utilizar um celular deverá ligar para o 3731-2600, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Quem tem direito
O Bilhete Único Escolar (cartão azul) pode ser utilizado pelos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e de cursos técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus. É oferecido para os alunos que residem na cidade, a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.
Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário (cartão cinza), que concede um desconto de 50% na tarifa. O interessado deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior (IES) do município e residir a mais de 1 km da universidade. Todos os estudantes que querem usar o benefício precisam ter o cadastro atualizado para 2019 no site da Transurc.