Os condutores da Expresso Campibus, uma das concessionárias que opera no transporte urbano de Campinas, têm atualizado e aprimorado seus conhecimentos em direção defensiva e econômica, por meio da parceria da concessionária com o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Social de Aprendizagem do Transporte).

Entre os meses de junho e setembro deste ano, 247 motoristas passaram pelo curso de Direção Defensiva, ministrado pelos monitores do Sest Senat. E desde o mês de outubro, foi iniciado um novo curso, desta vez de direção econômica, também voltado para todos os motoristas da operadora.

E por conta da pandemia da Covid-19, a Expresso Campibus reservou um local na própria garagem para a realização de cursos online, contemplando o distanciamento social e todos os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde. Para a proteção da equipe houve a disponibilização de álcool gel e também a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Durante os treinamentos, os motoristas fazem uma reciclagem a fim de ampliar a segurança no trânsito. Eles são capacitados para estarem mais atentos na direção, com a abordagem dos cinco elementos principais da direção defensiva, que é o conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade; e as condições adversas que podem afetar a segurança na condução de um veículo, como o estado da via, a iluminação, o condutor, a carga e o clima.

O curso também ressalta a importância da calibragem dos pneus e do uso correto das setas direcionais, faróis (luzes de posição, farol e farol alto) e buzina, assim como da verificação do nível de liquido de arrefecimento, da medição do óleo lubrificante do motor etc.

A partir de outubro, o tema do treinamento passou para Condução Econômica, que traz os conceitos e regras básicas para a condução segura, para garantir a segurança e economia no trânsito.