Em visita de pouco mais de duas horas, grupo conheceu a estrutura completa de uma garagem de ônibus

A VB3, concessionária integrante do Consórcio Urbcamp, que opera o transporte urbano da região 3 de Campinas, que compreende as regiões de Barão Geraldo, Sousas, Rodovia Campinas-Mogi, Amarais e Corredor Abolição, recebeu no último sábado, a visita de integrantes do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Campinas (CMMU). O grupo esteve na garagem da operadora, localizada no Km 140 + 120 da Rodovia Dom Pedro I.
Em uma visita de pouco mais de duas horas, o grupo foi recepcionado com um café da manhã e pode conhecer a estrutura da garagem, que possui 600 funcionários, sendo 420 motoristas.
Allex Maia, presidente do CMMU, explica que a visita foi uma oportunidade importante para o grupo ver de perto a dinâmica de uma garagem de ônibus, isto é, como é feita a escala de operadores, a manutenção, o GPS, a soltura dos ônibus, a parte administrativa, a manutenção, limpeza e abastecimento dos ônibus.
“A maior parte das pessoas só conhece a visão de usuário de ônibus e não tem a visão da complexidade do trabalho das operadoras, antes do ônibus chegar às ruas, e foi esta a intenção desta visita”, explica.
Os conselheiros puderam conhecer o Centro de Controle Operacional, que tem como função alimentar em tempo real os aplicativos do transporte urbano, como o Cittamobi e o Moovit.
Também visitaram o setor de Manutenção dos veículos, onde foi possível acompanhar como é feita a manutenção dos ônibus, que recebem uma inspeção leve a cada 5 mil quilômetros, e uma mais completa a cada 30 mil quilômetros, além das manutenções corretivas feitas de acordo com a necessidade do veículo.
A visita também passou pelos setores de mecânica, elétrica, borracharia, pintura, funilaria, lavagem, abastecimento, almoxarifado e tapeçaria.
Além dos representantes da garagem VB3 e da VB1 e dos representantes de bairros, dos permissionários e de outros setores da comunidade campineira que fazem parte do CMMU, também participaram da visita, João Beato, diretor de Políticas Públicas para Mobilidade da Secretaria de Transportes (Setransp), e Ana Emília Fiorezi, analista de Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Ana Emília falou sobre a função do órgão, que é quem gerencia o transporte na cidade e indicou os canais corretos para falar sobre problemas com os itinerários das linhas. Segundo ela, cada garagem é responsável por organizar os motoristas e as jornadas, mas sempre seguindo as diretrizes indicadas pela Emdec.
Segundo ela, a Emdec também realiza vistorias completas em todos os ônibus que operam o transporte urbano da cidade, a cada três meses. Além disso, ainda ministra treinamento frequente dos motoristas do sistema.
Os visitantes gostaram ainda de saber que a garagem da VB3 possui um sistema de coleta de água de chuva, com capacidade para 120 mil litros, além de reutilizar a água para as lavagens dos veículos.
O conselheiro do bairro Bonfim, Joselito Nascimento achou a iniciativa de organizar a visita na garagem muito positiva. “Foi ótimo conhecer a estrutura de uma garagem e ver como ela funciona”.
A conselheira do CMMU da região Centro e Cambuí, Elizabete Morais Delfino também achou a visita válida. Gostou de saber como funciona a manutenção preventiva dos ônibus e de conhecer a garagem e ressaltou a importância do papel do usuário para a solução dos problemas do transporte público.
O CMMU agradece o gerente geral da garagem VB3, João Germano de Oliveira, a equipe da unidade que auxiliou na visita, liderada pelo gerente Corporativo de Manutenção, Reginaldo Silva, além do gerente da VB1 que também participou da visita, Audraliano Vasconcellos.