Graças às soluções tecnológicas, usuários do transporte podem acessar maioria dos serviços por celular ou site da associação

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) completa 34 anos nesta quarta-feira e reforça sua posição de referência no transporte público. Os investimentos realizados permitem hoje, que os usuários tenham acesso à maioria dos serviços com o uso dos seus celulares ou por meio do site.

“É possível comprar créditos para o Bilhete Único, acessar o saldo existente, fazer o cadastro para obter o Passe Idoso, Escolar, Universitário, consultar rotas e horários, por exemplo, sem a necessidade de ir a um local físico”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc. Essas soluções representam mais comodidade e dão mais agilidade aos Clientes.

Atualmente, Campinas é uma das poucas cidades do país a utilizar apenas QR Code e Bilhete Único no pagamento de passagens dentro dos ônibus, iniciativas que contribuíram para zerar os assaltos aos coletivos na cidade e para tornar ágil o embarque dos passageiros.

O acesso aos serviços é possível por meio dos aplicativos Transurc Smart e Transurc Serviços, lançado no final do ano passado. “Os apps estão disponíveis de forma gratuita nas plataformas Android e iOS. Mas, se o usuário preferir, pode acessar boa parte dos serviços no site www.transurc.com.br“, diz Barddal.

O Transurc Serviços ainda faz o apontamento para o Transurc Smart, que possibilita a compra do QR Code ou de créditos do Bilhete Único; e também para o Cittamobi, aplicativo que indica os horários dos ônibus em tempo real. Ao usar o Cittamobi, o usuário pode acompanhar o trajeto do ônibus que utiliza e ir ao ponto poucos instantes de o veículo passar.

No ano passado, a Transurc também instalou os primeiros totens de autoatendimento nos terminais Central e Metropolitano, onde o usuário consegue comprar QR Code e fazer recargas do Bilhete Único, por meio de cartão de crédito ou débito. Esta novidade ajudou a reduzir as filas nas bilheterias dos dois terminais.

Soluções inovadoras

Em sua trajetória, a Transurc sempre se destacou por trazer importantes soluções para o transporte urbano, sendo precursora na implantação do validador de cartões nos ônibus e no recebimento de QR Code em papel para o pagamento de passagens.

Também foi uma das primeiras a utilizar a identificação facial para evitar fraudes no uso do Bilhete Único e a utilizar um aplicativo de celular para o pagamento de passagens via QR Code.

Responsável pela emissão e cadastro do Bilhete Único, e pela gestão do sistema de bilhetagem eletrônica da cidade, a associação controla as diversas gratuidades existentes no transporte e a integração, pela qual o usuário paga apenas uma tarifa e faz até três viagens no período de duas horas, sendo que a primeira integração é gratuita e a segunda sai ao custo de R$ 0,40, para os usuários do cartão Comum e Vale-Transporte.