Ônibus urbanos operam com adesivo de laço amarelo no para-brisa, em alusão ao Movimento

A Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) são apoiadores do Movimento Maio Amarelo, iniciativa internacional de combate à violência no trânsito, e cujo tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”.

Em apoio à campanha, as concessionárias que atendem o transporte urbano de Campinas colocaram adesivos com laços amarelos alusivos ao movimento mundial nos para-brisas de todos os ônibus que atendem o transporte coletivo urbano da cidade. A imagem também será colocada no site da Transurc durante todo o mês de maio.

O movimento ainda está sendo amplamente divulgado nas concessionárias, com decoração temática e também por meio de banners, vídeos, palestras e/ou outras atividades voltadas para a segurança no trânsito. Também serão ofertados cafés da manhã especiais para as equipes.

Na VB1, haverá orientação específica para os motoristas sobre a prevenção de acidentes, com ações na noite de 2 de maio e na madrugada do dia 3, além do café da manhã especial. Dez colaboradores da operadora serão escolhidos como destaque no trabalho, e vão ganhar uma camiseta com o tema Maio Amarelo para usar durante o mês.

A VB3 também terá várias ações no Maio Amarelo, baseadas no tema da campanha mundial – “Paz no trânsito começa por você”: No dia 2, a partir das 4h da madrugada e após as 21h, haverá recepção dos motoristas que trabalham na parte da manhã, com distribuição de cartilhas contendo orientações relativas ao maio amarelo. Além disso, serão entregues brindes e adesivos para crachá com o referido tema; no dia 6, será divulgado um vídeo sobre o maio amarelo nos grupos de whatsapp; dia 13, haverá blitzes educativas nos principais terminais da cidade; dia 20 e 27, campanhas educativas em pontos finais.

Maio Amarelo

A proposta do Maio Amarelo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo e trabalhar na prevenção desses acidentes. O movimento visa preservar a vida no trânsito, através de ações coordenadas entre poder público e sociedade civil.

O mês de maio foi escolhido devido à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2011, decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, justamente em um dia 11 de maio. Já o amarelo foi escolhido por ser conhecido mundialmente por simbolizar atenção na sinalização de trânsito.