Backbus em ônibus e peças nas redes sociais, em apoio ao Hemocentro da Unicamp, informam que a doação é segura e salva vidas
A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) entraram na luta para estimular o aumento de doações de sangue na cidade. Serão instalados backbus em oito ônibus de concessionárias da cidade, que rodarão por diversos bairros com o tema: “Seja Solidário! Doe sangue e nos ajude a salvar vidas”, além de mensagens nas redes sociais das entidades.
Devido à pandemia da Covid-19, houve uma redução significativa dos estoques de sangue necessários para salvar vidas diariamente. Por isso, a Transurc e o SetCamp, com o apoio do Hemocentro da Unicamp, resolveram sensibilizar a população e criar a campanha para estimular a doação de sangue.
De acordo com o Ministério da Saúde, a coleta de bolsas de sangue já registrava uma queda de 2,5% nos últimos quatro anos, fato que se tornou ainda mais preocupante com a pandemia da Covid-19. Atualmente, apenas 16 de cada mil habitantes são doadores de sangue no Brasil, o que corresponde a 1,6% da população.
O ministério reforça que a doação é necessária para manter os estoques de sangue para atendimentos de emergência, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas.
O Hemocentro da Unicamp registrou uma queda de 16% nas coletas de sangue no mês de junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Tal queda só não foi tão expressiva como em outros pontos de coleta do país por conta da realização da campanha Junho Vermelho, que terminou com a realização de uma maratona de doações de sangue e que aumentou em 120% a coleta em apenas um dia.
O Hemocentro da Unicamp é responsável por abastecer mais de 95% de toda a rede SUS de Campinas e região, sendo o único responsável por abastecer toda a demanda de transfusões do Hospital de Clínicas da Unicamp, do Caism, do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, do Centro Boldrini e do Hospital Municipal Ouro Verde, além de toda a demanda SUS do Hospital Puc-Campinas e da Santa Casa de Campinas.
Os pontos de coleta são o Hemocentro da Unicamp, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Hospital Estadual de Sumaré ou o Hemonúcleo de Piracicaba. Todos aptos a receber os doadores de sangue com toda a segurança. As doações podem ser feitas com hora marcada, por meio de agendamento. Os interessados devem entrar no link: https://agendamento.