Ação aconteceu na manhã de hoje (7), no Terminal Central, e mostrou como é utilizado o equipamento que combate o coronavírus

O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) e as concessionárias de ônibus de Campinas fizeram na manhã de hoje, no Terminal Central, uma demonstração de como é realizada a desinfecção dos ônibus nestes tempos de coronavírus.

Um novo equipamento chamado nebulizador atomizador a frio, que é utilizado na desinfecção de ambientes hospitalares, cria micropartículas que conforme se assentam nas superfícies fazem uma completa desinfecção local. Este equipamento passou a ser utilizado nas garagens após a higienização normal realizada nas partes interna e externa dos ônibus.

O produto aplicado é um desinfetante à base de cloreto de benzalcônio, cujo tempo de ação é de até quatro dias. Trata-se de um agente virucida indicado para os vírus do grupo coronavírus e que foi testado pela Unicamp e aprovado pela Anvisa.

A aplicação é feita por toda a extensão interna dos veículos, como poltronas, balaústres, encostos de banco, pega-mão, bagageiros, revestimentos laterais, piso e teto.

O vendedor William Eurípedes de Araújo achou interessante conhecer o equipamento utilizado, pois sentiu mais segurança quanto a desinfecção dos ônibus. “Embora eu não esteja trabalhando por causa das restrições do momento, uso o ônibus sempre que preciso sair de casa, como hoje que fui ao dentista, e é importante a gente ter esta segurança”, analisa.

O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva, acompanhou a ação e parabenizou as operadoras pela iniciativa em fazer esta demonstração pública. “Essa ação é da maior importância para mostrar à população que as concessionárias, assim como o poder público, procuram fazer todo o possível para conter o vírus. É um desafio para todos, e mostrar o que é feito também funciona como uma ação educativa, pois mostra a responsabilidade de cada um neste processo de conter a pandemia”, disse.

O uso deste novo equipamento é apenas mais um reforço das ações que as concessionárias já vêm tomando desde o início da pandemia, para proteger os usuários e motoristas de ônibus contra a Covid-19.

Além da limpeza e desinfecção frequente nos ônibus, todos os motoristas usam máscaras de proteção e álcool gel. As operadoras ainda realizam a medição da temperatura corporal dos motoristas, antes que eles iniciem sua jornada de trabalho, e, dentro das garagens há uma ampla divulgação das medidas de prevenção da Covid-19.

“As ações vêm sendo realizadas desde o início da pandemia. Ao mesmo tempo que afastamos os funcionários pertencentes ao grupo de risco, aprofundamos os cuidados sanitários e incentivamos a utilização de máscaras e demais cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do SetCamp.