O dia 25 de julho é a data em que se comemora o Dia do Motorista. Por isso, concessionárias de ônibus de Campinas vão organizar cafés da manhã especiais e colocar faixas para seus colaboradores, que também serão homenageados em um vídeo veiculado nas redes sociais da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).

O vídeo foi produzido pela Transurc e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), com base em histórias vividas pelos motoristas nas ruas de Campinas. “São profissionais que trabalham em um serviço essencial para a cidade. São depoimentos de pessoas que, em algum momento, fizeram a diferença e, por isso, transformaram-se em uma espécie de heróis urbanos”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

As histórias e os personagens são reais. Esses motoristas tiveram atitudes diferenciadas que, inclusive, acabaram resultando até no salvamento de vidas. “Alguns desviaram de suas rotas para socorrer passageiros que passaram mal. Um dos casos foi protagonizado por um profissional que, ao acolher com gentilezas um usuário idoso, criou uma amizade para toda a vida”, diz Barddal. E hoje, mais de 10 anos depois, é este motorista quem cuida do amigo idoso de 92 anos, como se fosse um filho.

Histórias que demonstram como esses profissionais são solidários e conscientes das suas responsabilidades, sejam como profissionais ou como cidadãos. As atitudes deles vão muito além de transportar vidas e possibilitar que a população se locomova para as mais diversas atividades.

O Dia do Motorista é comemorado em 25 de julho, Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. A data homenageia todos os profissionais que transportam mercadorias ou pessoas pelos mais diversos pontos do país.

 

Confira o vídeo no link:

https://www.facebook.com/watch/?v=237240684897783