As sprinters recém-chegadas vão atender com conforto e segurança os usuários, a partir de amanhã (1/04); equipe passou por treinamento

A VB Transportes, empresa responsável por duas concessionárias do transporte público da cidade – VB1 e VB3 –, investiu na compra de sete novas vans zero-quilômetro, modelo Mercedes Benz Sprinter 416 CDI, que vão atender o Programa de Acessibilidade Inclusiva da Prefeitura de Campinas (PAI-Serviço). O investimento foi de R$ 2,1 milhão para a aquisição e adaptação dos veículos, sendo que cada van teve custo final de R$ 300 mil.

A entrega das novas vans foi realizada na manhã desta quinta-feira (31), no arruamento do Paço Municipal, com a presença do Prefeito de Campinas, Dário Saadi. Elas entram em operação amanhã, dia 1 de abril.

Para operar as novas vans, que têm elevadores mais silenciosos e rápidos e capacidade para levar dois cadeirantes e sete passageiros, ar-condicionado, GPS, tomadas USB para carregamento de celulares e câmeras, a VB Transportes organizou um treinamento intensivo com toda a equipe do PAI-Serviço, no início deste mês. O treinamento ainda enfocou outros itens ligados à operação, como dirigibilidade econômica e defensiva, e regras gerais de conduta.

PAI-Serviço                                

O PAI-Serviço transporta gratuitamente pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Tem atualmente 1.455 usuários ativos cadastrados e faz cerca de 400 viagens por dia. Número que ainda está abaixo do patamar de antes da pandemia, que era de cerca de 500 viagens diárias.

O programa garante o transporte gratuito às pessoas com restrições severas de mobilidade, que fazem uso de andadores ou cadeiras de rodas.

Os atendimentos são feitos de acordo com a prioridade: tratamento médico; socioassistencial; educação; atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares, etc.); e trabalho. Todas as regiões do município são atendidas. Para solicitar atendimento é preciso ligar no número 118 da Emdec, ou usar o aplicativo Emdec PAI-Serviço.