Por conta da pandemia, número está bem abaixo dos anos anteriores, pois muitos estudantes ainda não retornaram às aulas presenciais

Mais de 5,2 mil estudantes de Campinas já desfrutam do benefício de desconto nas tarifas de ônibus este ano, com a utilização do Bilhete Único Escolar e do Bilhete Único Universitário. Do total de cartões aprovados até o final de fevereiro, 1.231 foram destinados a estudantes universitários e 4.024 a alunos dos ensinos Fundamental, Médio e de cursos técnicos.

Embora as aulas presenciais tenham sido retomadas na maioria das escolas particulares e estaduais, as escolas municipais definiram pela retomada apenas no mês de abril. E mesmo com a retomada das aulas presenciais, as escolas continuam funcionando com o sistema híbrido, isto é, aulas presenciais e também aulas on-line, o que reduz muito o número de alunos que precisam se deslocar no dia a dia até a escola. O mesmo acontece nas universidades, cujos alunos continuam com a maior parte das aulas on-line.

Por isso, o número de alunos em busca de passe este ano continua bastante baixo em relação aos anos anteriores. Nesta mesma época do ano passado, por exemplo, mais de 23 mil estudantes já utilizavam o Passe Escolar e o Universitário na cidade.

A expectativa da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) é que a procura aumente à medida que mais estudantes retornem às aulas presenciais.

 Como obter o passe

Os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e dos cursos Técnico e Universitário, que utilizaram o Bilhete Único Escolar ou Universitário em 2020, precisam atualizar seu cadastro no site da Transurc (www.transurc.com.br), para poder continuar com o benefício este ano. Os novos usuários também devem acessar o site para se cadastrar.

Os alunos que permanecerão nas mesmas escolas do ano passado, devem acessar o site da Transurc, ratificar os dados cadastrais, emitir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa. Após o pagamento, em um prazo de cinco dias úteis, será liberado o cadastro para esses estudantes e a recarga poderá ser feita normalmente.

Quem mudou de estabelecimento de ensino ou de residência, ou não tinha o benefício em 2020, deve entrar no site da associação, acessar os ícones: cadastro escolar ou cadastro universitário, e seguir as instruções para fazer sua solicitação on-line.

Será necessário preencher todos os dados solicitados, além do número do CPF, de uma foto e comprovante de residência válido. Tudo em formato digital.

Todos os estudantes que tiverem seu cadastro aprovado terão que pagar a taxa no valor de duas tarifas vigentes, cujo boleto para pagamento deve ser impresso por meio do site. Após o pagamento desta taxa, em um prazo de até cinco dias úteis, o estudante será liberado para iniciar as recargas.

Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar no Disque-Transurc, pelos fones: 0800 0140204 (ligações de telefone fixo) ou 3731-2600, ramal 9.

Quem tem direito                                                                                                 

O Bilhete Único Escolar (cartão azul) pode ser utilizado pelos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e cursos técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus.

É oferecido para os alunos que residem na cidade, a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino. Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário (cartão cinza), que concede um desconto de 50% na tarifa.

O interessado deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 quilômetro da universidade. Mesmo os estudantes que usufruíram o benefício em 2020 devem se recadastrar pelo site.