Após atingir o recorde de 66 ônibus depredados no ano passado, folia descentralizada fez crimes e prejuízo caírem consideravelmente em 2012

As concessionárias que operam o transporte coletivo em Campinas, mais uma vez, foram vítimas de crimes de vandalismo. Entre os dias 17 e 22, foram depredados 11 veículos, que tiveram os para-brisas, janelas e vidros das portas quebrados. O prejuízo foi de cerca de R$ 5 mil. “Infelizmente este tipo de ação já é recorrente. No ano passado, por exemplo, tivemos R$ 230 mil de prejuízo com 66 ônibus depredados. Não é porque este número diminuiu neste ano que estes atos deixam de ser criminosos e inaceitáveis”, comenta Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

As concessionárias VB Transporte e Turismo, Expresso Campibus, Itajaí Transportes Coletivos e Onicamp Transporte Coletivo, todas associadas à Transurc, disponibilizaram diversas linhas de ônibus para a Operação Carnaval, que consiste em fazer o transporte dos foliões durante a madrugada. Diferentemente dos anos anteriores, quando a região do Ouro Verde foi a que apresentou maior número de casos, em 2012 a mais afetada foi a do Campo Grande. “A Transurc e as empresas concessionárias têm uma campanha contínua contra este tipo de ato, mas algumas pessoas parecem se sentir bem agindo desta forma”, relembra o diretor.

Desrespeito com a comunidade

O vandalismo também acaba mexendo com o bolso do passageiro, pois o cálculo da tarifa no transporte urbano inclui os gastos com os reparos. “Enquanto as autoridades não tomarem atitudes preventivas e corretivas, os cidadãos de bem vão continuar a sofrer consequências dos atos irresponsáveis de alguns deliquentes. Vale lembrar que o valor da passagem é calculado de acordo com o número de passageiros transportados, mais o volume do subsídio a estudantes, idosos e outros benefícios à população. Se não existissem os gastos com vandalismo, haveria um impacto menor nos reajustes de tarifas”, completou Barddal.

A Transurc ressalta que esse balanço é referente apenas aos veículos das concessionárias que são suas associadas e que não possui os dados referentes aos veículos dos permissionários (alternativos) que se reúnem hoje em cooperativas.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) comunica aos usuários do transporte coletivo que, em virtude de manutenção programada no sistema, não haverá vendas de créditos nos pontos credenciados e no posto do Terminal Central, das 6 às 12 horas, neste domingo. As vendas serão retomadas após esse horário.

As concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas registraram 352 assaltos dentro de seus ônibus no ano passado. Este número representa uma queda de 31,5% em relação aos 514 assaltos ocorridos em 2010. “Ficamos contentes em divulgar para a população esta queda, que foi uma das principais responsáveis por garantir o menor número de assaltos a ônibus dos últimos cinco anos”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

Os dados sobre assaltos, que foram divulgados pelas empresas no dia 17 de janeiro de 2012, mostram uma queda de 162 assaltos entre um ano e outro. “Vale reforçar que a própria população ajudou a derrubar esta estatística. O uso do Bilhete Único diminui o fluxo de dinheiro que circula dentro dos ônibus e desencoraja a ação dos bandidos. É por isso que a gente insiste em que seja criado um valor maior para o pagamento em dinheiro, o que ajudaria ainda mais a derrubar essa estatística”, explica o diretor.

A situação fica ainda mais animadora se levarmos em consideração que, dos 352 assaltos de 2011, apenas 150 ocorreram no segundo semestre. “Esperamos que esta tendência de queda continue em 2012”, comenta Barddal.

Situação crônica

Assim como nos anos anteriores, a região do Ouro Verde e DIC IV foi a que sofreu o maior número de assaltos: 137. Já a região do Campo Grande e Nova Aparecida registrou 103 ocorrências. “Todos os motoristas e cobradores são orientados pelas empresas a não reagirem e a registrarem um Boletim de Ocorrência logo após a ação dos bandidos”, completa Barddal.

Processo é válido para estudantes que desejam obter desconto de 60% em relação à tarifa vigente; expectativa é a de atender mais 45 mil beneficiários neste ano letivo

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) começa a recolher nesta segunda-feira, dia 16, os formulários Atestado de Matrícula para Aquisição do Passe Escolar. O recolhimento marca mais uma etapa do processo de cadastramento escolar e, a partir da entrega do formulário por parte dos estudantes interessados em obter o benefício do desconto de 60% em relação à tarifa vigente, a Transurc tem prazo legal de até 15 dias para verificar a documentação, emitir a Carteira de Frequência e o cartão Bilhete Único Escolar para os alunos que ainda não o possuem.
“No final do ano passado, fizemos o adiantamento de 15 mil cadastros de estudantes que já tinham o Passe Escolar e iriam utilizá-lo no ano letivo de 2012. A partir de segunda-feira até o final deste ano letivo, a Transurc espera receber mais 45 mil pedidos do benefício”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da associação. Como existe um prazo para que a documentação seja analisada, Barddal recomenda aos estudantes que façam o processo de cadastramento o mais breve possível.
O primeiro passo para obter o benefício é retirar e preencher o formulário Atestado de Matrícula para Aquisição de Passe Escolar. Ele está disponível desde o dia 9 nos postos de venda localizados na sede, nos terminais Central, Barão Geraldo, Ouro Verde e Campo Grande, além do site www.transurc.com.br. O horário de atendimento em todos os postos é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
“Após o preenchimento, o interessado deverá ir até a escola onde está matriculado, colher um carimbo e assinatura do responsável pelo estabelecimento de ensino e anexar os documentos solicitados”, explica Barddal. O processo de cadastramento é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico que residam a mais de um quilômetro da escola onde estudam e que desejam obter o benefício pela primeira vez ou pelos alunos que não participaram da antecipação do cadastramento realizada pela associação neste final de ano.
Como proceder
O formulário preenchido pelo estudante, assinado pelo responsável da escola, deve ser entregue na sede da Transurc ou em um dos postos localizados nos terminais onde o aluno retirou o formulário. “O estudante deve anexar original e cópia de um comprovante de residência recente (dos últimos seis meses) e da cédula de identidade ou certidão de nascimento (para menores de 14 anos que não têm a carteira de identidade)”, diz Barddal.
A Transurc realizará a checagem dos dados e, em quinze dias, o usuário deve retornar ao local em que entregou o formulário para retirar a Caderneta de Frequência. A caderneta é o documento que garante que o estudante continua matriculado na escola. Mensalmente, o aluno apresenta a caderneta na escola que é carimbada e assinada pelo diretor. Esse procedimento é imprescindível para que o estudante possa continuar comprando o Passe Escolar com 60% de desconto e serve para coibir fraudes.
Se for a primeira vez que o estudante está se cadastrando, ele receberá um protocolo para que compareça à sede da Transurc para tirar uma fotografia que será impressa no cartão Bilhete Único Escolar. Na primeira compra do ano, o usuário paga uma taxa de cadastramento no valor de duas tarifas vigentes. O benefício é válido somente aos alunos que residam e estudem em Campinas.

Documento já está disponível nos principais terminais, na sede e no site da associação

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) iniciou hoje o processo de cadastramento para obtenção do Bilhete Único Escolar. O formulário Atestado de Matrícula para Aquisição de Passe Escolar já está disponível nos postos de venda localizados na sede, nos terminais Central, Barão Geraldo, Ouro Verde e Campo Grande, além do site www.transurc.com.br. O horário de atendimento em todos os postos é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Os estudantes interessados em obter o desconto de 60% em relação à tarifa vigente devem preenchê-lo, levá-lo até a escola onde fizeram a matrícula para o ano letivo de 2012, colher o carimbo e assinatura do responsável pelo estabelecimento de ensino e juntar a documentação necessária.

No próximo dia 16, a Transurc começa a receber essa documentação, necessária para os os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico que residam a mais de um quilômetro da escola onde estudam e que desejam obter o benefício pela primeira vez ou pelos alunos que não participaram da antecipação do cadastramento realizada pela associação neste final de ano.A expectativa da Transurc é que mais 45 mil estudantes, além dos quase 15 mil que já fizeram a antecipação, façam o cadastramento a partir do dia 16 de janeiro.

Como proceder

O formulário preenchido pelo estudante, assinado pelo responsável da escola, deve ser entregue em algum dos postos citados acima, juntamente com original e cópia de um comprovante de residência recente (dos últimos seis meses) e da cédula de identidade ou certidão de nascimento (para menores de 14 anos que não têm a carteira de identidade).

A Transurc realizará uma checagem dos dados e, em quinze dias, o usuário deve retornar ao local em que entregou o formulário para retirar a Caderneta de Frequência. A caderneta é o documento que garante que o estudante continua matriculado na escola. “Mensalmente, o aluno apresenta a caderneta na escola que é carimbada e assinada pelo diretor. Esse procedimento é imprescindível para que o estudante possa continuar comprando o Passe Escolar com 60% de desconto e serve para coibir fraudes”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

Se for a primeira vez que o estudante está se cadastrando, ele receberá um protocolo para que compareça à sede da Transurc para tirar uma fotografia que será impressa no cartão Bilhete Único Escolar. Na primeira compra do ano, o usuário paga uma taxa de cadastramento no valor de duas tarifas vigentes. O benefício é válido somente aos alunos que residam e estudem em Campinas.

Todos os serviços prestados pela associação referentes à venda e recarga de passes estão funcionando

O sistema de vendas da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) voltou a operar normalmente hoje e todos os serviços referentes à venda e recarga de créditos para os cartões Bilhete Único estão ativos. O banco de dados da Transurc foi danificado no último dia 31, após um temporal que causou pane na rede elétrica. Boa parte do Centro de Campinas ficou sem o fornecimento de energia das 8h30 às 11 horas.

Ontem, a Transurc havia reativado parcialmente o sistema de vendas e os postos de vendas na sede da associação e nos terminais Central, Metropolitano, Campo Grande, Ouro Verde, Barão Geraldo e Mercado fizeram vendas e recargas de créditos para o Bilhete Único Comum e Escolar. “Agora, todos os pontos da rede de Representantes Credenciados, recargas para o Vale-Transporte e vendas pela Internet estão funcionando”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) acredita que o sistema de vendas e recarga do Bilhete Único volte à normalidade na manhã desta quinta-feira (05/01). “As chances de isso acontecer são maiores de 90%”, revela Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

Hoje (04/01) o sistema funcionou parcialmente, fazendo recargas dos bilhetes Comum e Escolar apenas nos postos de atendimento dos terminais e da sede da associação.

Entenda o caso

O sistema de vendas da Transurc ficou fora do ar após uma queda de energia que afetou a sede da associação no último dia 31. Um temporal causou pane no sistema da CPFL e deixou toda a região onde fica a Transurc, no Centro, sem energia das 8h30 às 11 horas.

Venda de créditos a R$ 2,85 para o Bilhete Único Comum volta a ser feita a partir de amanhã

O sistema de vendas de passes da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), que permite a recarga dos cartões Bilhete Único, foi reestabelecido hoje, às 22 horas. A partir de amanhã, todos os terminais de ônibus onde a Transurc mantém postos de vendas – Central, Ouro Verde, Campo Grande, Barão Geraldo, Mercado e Metropolitano -, além da sede da associação, na Rua 11 de Agosto, 757, retomam a venda de créditos para o Bilhete Único Comum aos valores de R$ 2,85.

“A medida permitirá que os usuários do Passe Comum façam a recarga dos seus cartões com o valor antigo da tarifa. Os créditos que forem comprados amanhã têm a validade de um ano e os cartões, ao serem utilizados dentro dos ônibus, terão o valor descontado de R$ 2,85 até que as compras se esgotem, mesmo que a nova tarifa, de R$ 3,00, entre em vigor”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

A nova tarifa deveria passar a vigorar a partir do último domingo mas, devido a uma pane elétrica ocorrida na manhã do último sábado, causada por um temporal, o sistema de vendas da associação saiu do ar. Como não houve venda de créditos no sábado, a Transurc resolveu, em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), postergar a cobrança do novo valor. “Desde o início, a Transurc se dispôs a dar a oportunidade de compra no valor antigo aos seus clientes, embora o problema que levou à queda do sistema ter ocorrido à sua revelia”, diz Barddal.

A reativação do sistema está sendo realizada em etapas e a primeira foi reativar as vendas na sede e nos postos de venda do Passe Comum. Posteriormente, as recargas de créditos voltarão a ser feitas na rede de Representantes Credenciados, hoje composta por cerca de 300 estabelecimentos comerciais espalhados por diversos bairros de Campinas.

O sistema de vendas da Transurc continua fora do ar. Os técnicos da Transurc e da Prodata, empresa que fornece o sistema de bilhetagem para a associação, estão trabalhando desde a tarde do dia 31 para solucionar o problema mas, até o momento, não foi encontrada a solução para reestabeler o banco de dados. O sistema de vendas da Transurc saiu do ar na manhã de sábado depois do temporal que causou uma pane no sistema da CPFL e deixou toda a região onde fica a Transurc, no Centro, sem energia das 8h30 às 11 horas.
Os servidores voltaram a funcionar às 13h18 do mesmo dia mas, até o momento, o banco de dados que permite o funcionamento do sistema de vendas continua fora.
Para não causar prejuízo aos usuários, a tarifa de R$ 2,85 continua sendo descontada dos cartões Bilhete Único e aceita no pagamento em dinheiro.

Queda de energia elétrica, causada por temporal dia 31, derrubou sistema de vendas da Transurc

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), organização mantida pela iniciativa privada e responsável pela venda de passes, informa que a tarifa de R$ 2,85 será cobrada até a meia-noite de amanhã. A nova tarifa, de R$ 3,00, será cobrada a partir da zero hora do dia 3. A prorrogação da cobrança da tarifa antiga, para que não haja qualquer tipo de prejuízo financeiro para os usuários, foi ocasionada por uma pane no sistema de bilhetagem.

A pane foi causada pelo temporal da manhã do último dia 31, que provocou queda de energia elétrica na região onde está localizada a sede da Transurc. “Ficamos sem energia das 8h30 às 11 horas. Os servidores caíram e o sistema de venda saiu do ar. Às 13h18 do mesmo dia conseguimos colocar os servidores em funcionamento mas, devido a um arquivo corrompido no DBA (banco de dados), o sistema ficou inoperante até hoje”, explica Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transurc.

A empresa que fornece o sistema de bilhetagem eletrônica para a Transurc, a Prodata, contratada também para fazer a manutenção do banco de dados, informou que a previsão para a volta do sistema de vendas deve ocorrer até a meia-noite de hoje. “Desde sábado até a meia-noite de amanhã, foi cobrada a tarifa de R$ 2,85 tanto para os usuários que têm cartões Bilhete Único quanto para aqueles que pagaram em dinheiro”, diz Barddal.

Para que os usuários não sejam prejudicados, já que ocorreriam vendas durante o dia 31, a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) determinou que a cobrança da tarifa de R$ 3,00 seja feita a partir do dia 3. “A nossa intenção é vender os créditos para recarga dos cartões, assim como o recebimento em dinheiro, a R$ 2,85 também nesta segunda-feira”, afirma o diretor da Transurc.

“Embora o incidente tenha ocorrido à revelia, a Transurc pede desculpas pelos eventuais transtornos causados e conta com a compreensão de todos. Os nossos técnicos e técnicos da Prodata, desde que o problema ocorreu, estão trabalhando para solucionar o problema ocorrido no sistema de vendas”, explica Barddal. Dentro dos ônibus, o sistema de bilhetagem funcionou sem qualquer tipo de problema e foi programado para descontar a tarifa de R$ 2,85.